SOBRE A CIRURGIA
Indicação
A Flancoplastia é indicada para correção da flacidez de pele associada ou não ao excesso dermogorduroso em região abdominal lateral, com ou sem queda dos tecidos na parte lateral das coxas, seja após uma perda de peso excessiva ou envelhecimento cutâneo.
Esse procedimento é realizado nessa região por ser muito suscetível ao depósito de gordura.
Procedimento
Várias são as técnicas descritas para correção da flacidez e lipodistrofia abdominal lateral. A Flancoplastia mais realizada é aquela em que há lipoaspiração lateral sem tração superior da porção lateral das coxas.
O procedimento pode durar de 2h à 3h e na maioria das vezes é utilizada a anestesia peri dural. No entanto, em casos selecionados, pode ser utilizada a anestesia local com sedação ou geral.
Pós-operatório
- Evite esforços por pelo menos 30 dias;
- Ginástica após 60 dias.
- Os curativos devem ser retirados no segundo dia e tomar banho por completo.
- Será preciso restringir alimentos ricos em carboidratos e lípides. Dar preferência a frutas, legumes e verduras.
- Utilize a cinta recomendada juntamente com a espuma por 30 dias, durante 24h, retirando-a apenas para o banho. Nos 30 dias subsequentes, utilizá-las somente no período noturno.
- Inicie a drenagem linfática manual após sete dias.
- Nos primeiros 7 a 10 dias, deitar em decúbito dorsal (de costas) com o tronco elevado e as pernas flexionadas (joelhos elevados apoiados sobre três travesseiros). Não deitar na postura em decúbito ventral (barriga para baixo).

É necessário que tenha 1 dia de internação para recuperação, os curativos serão trocados no dia seguinte da cirurgia, e se acaso for preciso usar os drenos (raramente) eles poderão ser retirados também no dia seguinte à cirurgia, de acordo com o volume de drenagem. Caso contrário, até 48-72h após o procedimento.
Perguntas frequentes
Conheça as dúvidas mais comuns
Com tantas opções de cirurgias plásticas, algumas dúvidas são comuns e frequentes sobre esse tipo de procedimento. Para facilitar, reunimos as principais dúvidas. Caso você tenha outras perguntas, não deixe de agendar sua avaliação!
1 - A cirurgia deixa uma cicatriz muito visível?
A cicatriz localiza-se horizontalmente na lateral do quadril, prolongando-se dependendo do volume de pele corrigido. Essa cicatriz, entretanto, é planejada para ficar disfarçada sob as roupas de banho.
2 - Em quanto tempo posso ver o resultado?
O resultado e o tempo de recuperação variam de acordo com o biotipo do paciente e das indicações do médico. Contudo, o resultado definitivo poderá ser visualizado de 12 a 18 meses após a realização do procedimento, após os exercícios orientados para modelagem.
3 - Qual o tipo de anestesia?
Pode ser anestesia peridural ou local e varia de um paciente para outro.
4 - Quanto dura cirurgia?
Varia de acordo com o organismo do paciente. Em média 120 a 180 minutos, podendo ser prolongado, caso haja necessidade.
5 - Em quanto tempo há recuperação?
O tempo total varia de acordo com a reação do organismo. O período de internação dura de 12 a 24 horas, os pontos são retirados entre o 8º e 15º dia, podendo ser prolongado em até 3 semanas de acordo com o caso. O paciente pode voltar a tomar banho completo geralmente após 3 dias do procedimento. As indicações do médico devem ser seguidas à risca para garantir a saúde e o resultado do procedimento