SOBRE A CIRURGIA
Indicação
O incômodo com o formato das orelhas podem trazer sérias consequências para adultos e crianças, como:

- Interferir negativamente na autoestima
- Atrapalhar o convívio social
- Diminuir a confiança que temos em nós mesmos
- Bullying


A Otoplastia é a cirurgia plástica feito para mudar a aparência das orelhas, com a finalidade de dar mais harmonia facial e melhorar a autoestima.

Com a Otoplastia, é possível transformar o tamanho, forma e posição das orelhas. A popularmente conhecida “orelha de abano” é corrigida pela Otoplastia.
A Otoplastia é indicada para as seguintes situações:

- Orelhas excessivamente grandes
- Orelhas com maior saliência (situação popularmente conhecida como “orelha de abano”).
- Orelhas assimétricas
- Orelhas rasgadas no lóbulo por conta de alargadores
- Orelha com alguma outro tipo de deformidade

É uma cirurgia relativamente simples e que pode ser realizada em crianças (a partir dos 7 anos), e adultos que estiverem com a saúde adequada.
Procedimento
A primeira etapa do processo da otoplastia é a anestesia, que pode ser local, local com sedação ou sedação geral — vai depender da orientação médica. São feitas incisões em diferentes áreas da orelha; as incisões podem ser feitas na parte de trás ou frontal da orelha, dependendo da necessidade.
Após o procedimento, o cliente fica em observação e recebe alta depois de algumas horas. As cicatrizes da otoplastia são quase impossíveis de serem notadas, principalmente porque estão numa região em que a pele é bem fina.
Pós-operatório
A recuperação da otoplastia acontece dentro de 4 dias. Em geral, o paciente recebe alta no mesmo dia, mas apenas depois desse período é que pode voltar às atividades normais, porém, sem atividades físicas.
Caso o paciente tenha alguma dor no pós-operatório, ela é facilmente controlada pelo uso de analgésicos.

Os pontos são retirados em até uma semana e os cuidados envolvem não dormir sobre as orelhas, o que pode ser facilitado pelo uso de uma bandagem elástica que o paciente deve usar por até 45 dias.
Perguntas frequentes
Conheça as dúvidas mais comuns
Com tantas opções de cirurgias plásticas, algumas dúvidas são comuns e frequentes sobre esse tipo de procedimento. Para facilitar, reunimos as principais dúvidas. Caso você tenha outras perguntas, não deixe de agendar sua avaliação!
1 - A cirurgia deixa uma cicatriz muito visível?
A cicatriz fica atrás da orelha e é pequena.
2 - A partir de que idade é indicado fazer a cirurgia da orelha?
A cirurgia é recomendada para pacientes a partir dos 6 anos de idade, quando as orelhas já atingiram o tamanho definitivo e a criança começa sua exposição social na escola.
3 - Qual a anestesia utilizada no procedimento?
Para crianças, usa-se a anestesia geral ou local com sedação. Em adultos, é utilizada a anestesia local com sedação.
4 - Qual o período de internação?
Geralmente, 12 horas
5 - Quanto tempo dura a cirurgia?
Normalmente, 1 hora e meia.
6 - São usados curativos na otoplastia?
É feito um curativo tipo touca com gaze para proteger as orelhas. Depois de ser retirado no consultório, o paciente deve usar uma faixa de proteção durante 45 dias, para evitar traumatismos locais.
7 - Qual a posição correta para dormir?
O paciente deve manter o rosto sempre virado para cima, nunca para o lado, porque as orelhas não podem apoiar-se no travesseiro.
8 - Em quanto tempo é possível ver o resultado definitivo?
O resultado definitivo é alcançado depois de três meses, porém após retirar o curativo já se obtém em torno de 70 % do resultado esperado.
Outros procedimentos
Faciais